Sem dúvida, Tomb Raider se consolidou como uma das maiores franquias já feitas no universo dos jogos. Mais que isso, apresentou aos jogadores uma das figuras mais corajosas e marcantes dos videogames: a britânica Lara Croft.
A personagem, que completou 15 anos de existência em outubro , foi um marco na adolescência de muita gente, no final dos anos 90. Com seu lado aventureiro e um poderoso sex appeal, Lara se tornou um ícone numa indústria predominantemente machista. É claro que ela não foi a única: outras mulheres conquistaram status nos games, como Chun-Li (Street Fighter) e Jill Valentine (Resident Evil). Mas só Lara conseguiu aliar suas habilidades de arqueóloga ao sex symbol que se transformou.
Dividida em três eras, acompanhe a evolução de Lara Croft na série de jogos Tomb Raider.
Desenvolvimento, concepção e visual
Lara Croft foi criada pelo designer Toby Gard, e levou muito tempo para chegar à forma que a conhecemos hoje. Nos primeiros rascunhos do jogo, em 1993, a ideia inicial era a de um personagem principal homem. Na época, a até então produtora Core Design decidiu que uma mulher se encaixaria melhor no perfil de aventureira, já que o game teria um foco especial na resolução de puzzles e quebra-cabeças.
Mas ainda houveram mudanças no conceito da personagem. Inicialmente, ela seria uma mulher da América do Sul chamada Laura Cruz, com uma personalidade mais fria e durona. A equipe, porém, mudou para Lara a fim de se adaptar ao público norte-americano. Conforme o roteiro era desenvolvido, optaram por fazê-la britânica, trocando seu sobrenome para Croft – que curiosamente foi escolhido numa lista telefônica de contatos ingleses. Em seguida, Lara ficou com um aspecto parecido com o Indiana Jones.
Uma marca registrada da arqueóloga é o seu enorme busto, que nasceu por um acaso. Enquanto ajustava a Lara em 3D no computador, Toby Gard acidentalmente aumentou os seios da personagem em 150% além do que deveriam ser originalmente. Ao perceber o erro, o resto da equipe decidiu deixar do jeito que estava, impedindo-o de consertá-lo.
Pela imagem abaixo, é possível ver uma evolução gradativa do primeiro até o último jogo (que será lançado no final de 2012). O tempo, aliado a novos recursos tecnológicos, contribuiu para melhorar ainda mais o aspecto visual da personagem.