Curiosidades sobre Assassin’s Creed


# PERSONAGENS REAIS

Todos os personagens principais que você deve assassinar, realmente existiram. E você os mata na mesma data, hora e local de suas mortes na vida real. Muitos foram realmente assassinados, alguns outros têm a causa da morte desconhecida, mas que morreram, morreram!

Retrato de Cesare Borgia, Duque de Valentinois.
Retrato de Cesare Borgia, Duque de Valentinois.

Cesare Borgia de Assassins Creed.
Cesare Borgia de Assassins Creed.

# ASSASSIN’S CREED S2 METAL GEAR
Em Assassin’s Creed 2, próximo ao local onde você encontra Leonardo Da Vinci pela primeira vez, se pode ouvir um murmúrio vindo de uma caixa de papelão, que obviamente não existia na época, parecida com a usada por Snake em Metal Gear para se esconder. Em Assassin’s Creed Brotherhood também é possível desbloquear uma roupa idêntica a de Raiden. Muito provavelmente, essas homenagens são uma retribução a uma roupa secreta de Altaïr que foi incluida na franquia Metal Gear.
 
Roupa de Altaïr em Metal Gear.
Roupa de Altaïr em Metal Gear.

# JESUS NÃO GOSTA

Em Assassin’s Creed 2, há uma missão opcional em que você deve entregar uma carta a um fazendeiro. Se você ler a carta, irá descobrir que ela acusa o fazendeiro de crimes de violência e de pecar “contra Deus e a natureza”. Ainda diz que para que entenda melhor o seu pecado, para ler Levítico 18:23. Essa é uma passagem da bíblia que condena a zoofilia.
“Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá diante de um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é.”
Levítico 18:23 (Tradução por João Ferreira de Almeida)
# IT’S-A-ME!

Em Assassin’s Creed 2, Mario,  o tio de Ezio, o ajuda a fugir da Florença. Ao re-encontrar o sobrindo o qual não via a muito tempo, ele diz todo empolgado: It’s-a-me! Mario! Preciso dizer de onde é essa referência?
  # TEORIA: ASSASSINS CREED + H.P. LOVECRAFT?

Antes de explicar a teoria, vamos ver de onde ela surgiu. Em Assassins Creed 2, na tumba secreta de Visitazione, se você puxar uma alavanca e esperar cerca de 30 segundos olhando pra água, você poderá ver um polvo gigante de olhos brilhantes nadando entre as rochas da caverna. Se você puxar a mesma alavanca novamente, olhar para a água mais uma vez, o polvo irá te atacar com um de seus tentáculos e Ezio irá desviar.

Esse easter egg já é bem conhecido, porém, nós do Mamutegeek, acreditamos que esse polvo ou lula gigante é muito mais do que um simples easter egg que se limita a esse momento do jogo. Vejamos, em todos os momentos em Assassin’s Creed, quando alguém se refere a civilização antiga revelada no game e seus deuses, eles os chamam de “aqueles que vieram antes”. Esse easter egg foi colocado em um lugar subterrâneo e alagado. Poderiam colocar qualquer outro monstro, mas colocaram um polvo de olhos brilhantes.
Como nós do Mamutegeek somos nerds de plantão, eu que já li boa parte da obra de H.P. Lovecraft, já liguei na hora em que vi esse easter egg. Howard Phillips Lovecraft foi um escritor norte-americano que fez muito sucesso no começo do século XX com contos de horror. Seu principal conto é o Chamado de Cthulhu, que o imortalizou, causou e causa calafrios em muita gente só de ouvir o nome Cthulhu. A obra de Lovecraft influenciou muita gente famosa no meio artístico. Bandas como Iron Maiden e Metallica têm referências explícitas da obra de Lovecraft; essa última tem até uma música que se chama The Call of the Cthulhu. A obra de Lovecraft foi tão influenciadora que muitas pessoas acreditam que realmente existem as criaturas monstruosas descritas em seus contos.

Howard Phillips Lovecraft, gênio da literatura do horror.
Howard Phillips Lovecraft, gênio da literatura do horror.

Agora, vamos listar algumas coisas que nos levam a crer que essa lula gigante pode ser uma referência a obra de Lovecraft.
  • Nos contos de Lovecraft, assim como em Assassin’s Creed, alguns personagens, ao se referirem a essas criaturas que existem antes da humanidade, também usam a expressão “aqueles que vieram antes”.
  • Cthulhu é descrito como um ser colossal, de corpo mucoso e comparado a uma lula ou polvo gigante, e em outros contos com olhos brilhantes.
“A horrorosa cabeça de polvo com os tentáculos em convulsão chegou perto do gurupés (…)”
- Mitos de Cthulhu, pg. 50.
Representação de Cthulhu.
Representação de Cthulhu.

  • Cthulhu vive em R’lyeh uma cidade de pedra submersa, ambiente parecido com o em que foi encontrado o easter egg.
“Cthulhu também vive, suponho, mais uma vez preso no abismo de pedra que o protege desde que o sol era jovem.”
- Mitos de Cthulhu, pg. 51.
Cidade perdida de R'lyeh.
Cidade perdida de R’lyeh.
Não seria absurdo se realmente isso fosse uma referência a Lovecraft, afinal de contas, já foi encontrado easter eggs em Assassin’s Creed que fazem referência ao Pé-grande, Monstro do Lago Ness, ET’s e etc. Cthulhu seria mais uma lenda usada para enriquecer um universo criado com maestria usando a obra de um maestro da literatura do medo.

0 comentários:

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...